Bento Gonçalves tem vinho, esportes radicais e atividades infantis, diz leitora

A cidade de Bento Gonçalves (RS) é nacionalmente conhecida por sua produção de vinhos e, ao lado de Garibaldi e Monte Belo do Sul, forma o Vale dos Vinhedos.

A leitora e jornalista Deborah Caldas de Melo viajou até a região e compartilha com a gente que o lugar tem atividades envolvendo vinho e também outras opções, como esportes radicais e caminhadas.

Caso você tenha boas experiências em viagens pelo Brasil ou pelo mundo, divida com o blog Check-in pelo email checkin.blogfolha@gmail.com.

*

Em Bento Gonçalves as opções são diversas, como passeios em vinícolas, tour nas propriedades rurais, casamento em vinhedos, parques para esportes radicais, caminhadas ecológicas, cinema ao ar livre, gastronomia e passeios para todas as idades.

A região ficou conhecida pelo grande número de vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos, onde até Galvão Bueno ficou sócio de uma empresa. Mas outros empreendimentos foram surgindo aos poucos e se diversificando com o tempo.

Atualmente, o Vale conta com restaurantes, biscoteria, cervejaria, centro de eventos, spa internacional e, é claro, as vinícolas.

O único problema é a falta de transporte público para os visitantes se deslocarem até os distritos rurais (onde está a maioria das atrações). O ideal é alugar um carro, seja em Porto Alegre (no aeroporto há várias locadoras) ou em Bento Gonçalves. Com aplicativos no celular ou GPS no carro, fica muito fácil chegar aos locais de visitação.

Parque Gasper, no distrito de Faria Lemos – Arquivo pessoal

Para quem gosta de aventuras e de fortes emoções, há dois parques no município: o Gasper [linha Eulália Alta] fica no distrito de Faria Lemos e o Caminho da Aventura [linha Palmeiro Roteiro], no distrito Caminhos de Pedra. Um terceiro está sendo construído para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

Crianças podem frequentar o Parque de Aventuras Gasper, mas há outras opções para os menores de 10 anos, como a visitação ao parque Casa da Ovelha [rod. Linha Palmeiro, 400], onde as crianças ficam enlouquecidas ao alimentar os cordeiros, e o passeio de trem Maria Fumaça [r. Duque de Caxias, s/n], com duração de duas horas percorrendo a área rural de três municípios. Esses passeios são oferecidos por agências de turismo, mas também podem ser adquiridos no local.

E não pode faltar a visita às vinícolas. Degustar os bons vinhos elaborados em Bento Gonçalves requer um certo tempo. Adultos podem contratar serviço de van ou táxi para visitar as vinícolas e apreciar os locais de extremo bom gosto e a beleza da natureza. Em todas as épocas do ano, vale a pena apreciar as curvas dos lindos vinhedos que se estendem às margens da rodovia.

*

Aviso aos passageiros 1: Há outras cidades pelo Brasil que também tiveram muita influência europeia, como Domingos Martins (ES) e Penedo (RJ)

Aviso aos passageiros 2: Caso queira prolongar a viagem e provar vinho na vizinha Argentina, Mendoza tem um passeio de balão que mostra as videiras e vinícolas da cidade